PackLead

PackLead

Share this post

PackLead
PackLead
Guilherme Campbell @ Senior Product Lead do Nubank
Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais

Guilherme Campbell @ Senior Product Lead do Nubank

🎟️ Pack Lead, Ed. 20p @ 2024

jun 17, 2024
∙ Pago
6

Share this post

PackLead
PackLead
Guilherme Campbell @ Senior Product Lead do Nubank
Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais
Compartilhar

👉 Guilherme Campbell
Senior Product Lead do Nubank, Nubank

Nesta edição da PackLead, apresentamos Guilherme Campbell, também conhecido como Shiba, Senior Product Lead Global no Nubank. Com uma carreira marcante que inclui posições como Head de Produto na Tapps Games e na Chama Technologies BV, Shiba tem uma trajetória sólida no desenvolvimento e liderança de produtos.

Formado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, Shiba também é um ativo anjo investidor, com participações em empresas como Já Vendeu, Juros Baixos e Brota Company. Sua atuação estende-se além dos negócios, sendo um pilar importante na comunidade de tecnologia e inovação.

Prepare-se para explorar a jornada profissional de Shiba, suas contribuições ao mercado de produto e como sua experiência tem ajudado a moldar futuro product managers e designers.


🎙️ Na sua perspectiva, qual é o principal papel de um líder de design? Como esse papel influencia na criação de estratégias e nas decisões de times de produto?

Na construção atual de produtos digitais, acredito que o principal papel da liderança de Design é ser a guardiã da jornada do cliente. Essa é uma das funções primordiais de uma liderança de produto, mas nos times que já conheci, vejo as lideranças de produto com um foco maior no outcome e nos resultados de negócio, sem necessariamente terem uma preocupação com a jornada “end-to-end” do cliente nos produtos da empresa. Essa consistência e coesão acabam por ficar em segundo plano, mesmo sendo crucial para uma boa experiência do seu produto. Se a liderança de produto acaba focando mais na ponte entre tecnologia e negócio, cabe à liderança de design a conexão entre a experiência/jornada e os produtos.

Para executar essa função, a liderança de design precisa:

  • Ter um bom conhecimento sobre a jornada dos produtos da empresa

  • Criar diretrizes para o time de design

  • Promover Design Reviews, incentivando o compartilhamento dos produtos em desenvolvimento e a troca de feedbacks entre o time

  • Participar ativamente da construção da visão do produto e das decisões de priorização, trazendo a perspectiva de design

Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias

Assine PackLead para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 Kakau Fonseca
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar

Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais