👉 Josi Araujo
Product Lead e BU Lead, BHub
Carioca e entusiasta do vasto universo dos produtos digitais, Josi atualmente lidera como Product Lead e BU Lead na BHub — uma empresa dedicada a simplificar as obrigações contábeis, fiscais, de departamento pessoal e financeiras. Josi é a nossa entrevista de hoje da PackEntrevista e o conteúdo tá demais.
Fundadora do "Product for Fun", Josi tem uma trajetória impressionante que inclui posições de liderança como GPM na Loggi e Head de Produto na M4U. Formada em Ciência da Computação, ela possui dois MBAs, um em gestão de projetos e outro em negócios, além de uma formação em Coaching de Carreiras.
Com mais de 18 anos de experiência em Produto e Tecnologia, Josi trabalhou com uma diversidade de produtos em diferentes segmentos, combinando expertise em engenharia e negócios. Nos últimos 12 anos, tem liderado e mentorado profissionais em variados estágios de carreira e áreas de atuação.
🎙️ Na sua perspectiva, qual é o principal papel de um líder de design? Como esse papel influencia na criação de estratégias e nas decisões de times de produto?
Ao longo da minha trajetória no universo de produto tive a oportunidade de trabalhar muito próxima de líderes de design. Essa proximidade foi extremamente valiosa, especialmente na construção de uma visão mais aprofundada das necessidades e dores dos clientes, bem como na criação de uma melhor experiência para eles. Além disso, essa colaboração permitiu alinhar as visões de design com os objetivos de negócio, evidenciando o valor que acredito que um Líder de Design pode trazer. Embora existam outras contribuições importantes na construção de um produto, considero essa a mais relevante, pois realmente transforma os aprendizados sobre o cliente em um plano bem definido e alinhado à estratégia da empresa.
Além disso, muitas das vezes, dependendo da maturidade da empresa, times e pessoas, é crucial estabelecer bons acordos com todos e construir uma cultura do design intimamente ligado à estratégia, conectando os pontos de maneira eficaz.
Contribuindo ainda mais, gostaria de elencar três pilares, que na minha visão, elevam o papel de um líder de design a outro nível: o primeiro, já mencionado, é contribuir diretamente para que se tenha o melhor plano para conectar negócio à visão do cliente. O segundo é garantir a construção do produto certo para o cliente, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo. E, por último, ser capaz de colaborar profundamente com a liderança de produto no mapeamento dos impactos para o negócio na execução da estratégia definida, principalmente em relação aos riscos de usabilidade e valor percebido pelo cliente.
De qualquer forma, é importante lembrar que a parceria entre Design e Produto é construída com base em confiança, dedicação e maturidade de ambas as partes.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine PackLead para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.