Todo produto é uma coleção de escolhas. E escolhas não são fáceis no dia a dia. São muitas variáveis pra decidir o que entra e o que fica de fora. No meio dessas decisões, talvez o melhor jeito de saber o que seu produto deveria ser é entender exatamente o que ele não deveria ser.
É tentador querer fazer tudo. Mais tentador ainda é copiar a concorrência, imitar o que parece funcionar, seguir os benchmarks. Mas essa obsessão pelo "lá fora" pode virar um atalho perigoso. Você começa a perseguir um produto que não é seu.
Por isso, em vez de olhar demais pro lado, talvez valha olhar mais pra dentro. Qual é a visão que te guia? Que tipo de experiência você quer criar? Que problemas você realmente quer resolver?
A melhor forma de lidar com escopo é ser brutalmente honesto sobre o que realmente importa agora. Porque, quando você não escolhe suas batalhas, acaba lutando em todas. E, a gente sabe, produto que quer resolver tudo geralmente não resolve nada direito.
🗂️ Liderança
Learning How to Lead with Transparency
Muito se fala em liderar com transparência, mas, na prática, o que isso significa? Neste artigo, o autor mostra como a transparência reduz a politicagem, aumenta a confiança entre pares e agiliza decisões. Ela evita que líderes se tornem gargalos e incentiva que deleguem com mais frequência.
Mais do que fazer um projeto avançar, é essencial saber comunicar seu andamento. Neste conteúdo, o autor apresenta boas práticas que tornam esse processo de atualização mais claro e efetivo. Atualizações bem feitas mantêm todos informados sem a necessidade de perguntar.
A Game-Changer for Your Communication Skills
Todo mundo precisa melhorar em comunicação, já parou pra pensar? Neste artigo, o autor apresenta a Regra de 3, uma técnica para ser mais preciso: o volume certo de informações, diferentes ângulos de explicação e o reforço necessário para fixar a mensagem.
🗂️ Negócios
A busca por qualidade não deve ser uma tarefa individual, mas um hábito coletivo. A Linear, referência em software de qualidade, criou o ritual das Quality Wednesdays. Essa prática simples transformou não só o produto como também a forma como o time enxerga os detalhes.
Building Products and Leadership
Scott Belsky, fundador do Behance, é referência para muitos empreendedores e neste artigo alguns de seus aprendizados são destacados. A parte mais difícil de uma empresa costuma ser o “meio” da jornada, mas, mais do que isso, o segredo do sucesso está em criar produtos simples e intuitivos, que engajam os usuários já nos primeiros 30 segundos.
🗂️ Bônus
Bluey é um programa infantil muito conhecido e amado, digamos assim. E parte do seu sucesso vem dos cenários criados por Catriona Drummond. Diretora de arte das primeiras temporadas, ela compartilha neste artigo como construiu o universo visual do show. É lindo demais.
Se você não tem o hábito de ler em inglês, tudo bem.
Use o ChatGPT que é sucesso. 🧡
Obrigada por acompanhar esta edição.
Um grande abraço,
Kakau